Os coronavírus (CoV) fazem parte de uma grande família viral que causa infecções respiratórias em seres humanos e em animais, conhecidos desde meados dos anos 1960. Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou casos de pneumonia de causa desconhecida, ocorridos na cidade de Wuhan, no região central da China onde houve a detecção de um novo coronavírus (2019-nCov), uma mutação do vírus que ainda não havia sido identificado em humanos.
Conheça abaixo os tipos conhecidos:
Beta coronavírus OC43 e HKU1;
Alpha coronavírus 229E e NL63;
MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS);
SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS);
COVID-19 (o tipo mais recente descoberto).
Quais são os sintomas do coronavírus?
Febre;
Espirros;
Tosse;
Coriza;
Falta de ar.
O coronavírus pode causar infecções respiratórias desde um simples resfriado até uma pneumonia severa. Isto vai depender de vários fatores como idade e imunidade.
Os vários tipos do coronavírus causam doenças respiratórias e a forma mais eficaz de identificar a infecção pelo vírus é procurar um médico assim que os sintomas se manifestarem.
Como ocorre a transmissão do coronavírus?
Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos;
Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
Tosse;
Espirro;
Contato com secreções respiratórias.
Qualquer pessoa que se aproxime um metro de uma pessoa infectada corre o risco de ser contaminada com a infecção.
5 formas de se prevenir do coronavírus
Lave as mãos;
Use máscaras de proteção adequadamente;
Verifique sua temperatura regularmente;
Evite grandes multidões;
Nunca toque seu rosto com as mãos sujas (contaminadas)
Período de incubação: de 2 a 14 dias
Pessoas gripadas ou resfriadas
No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades.
Listamos abaixo algumas dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:
1- Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;
2- Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;
3- Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;
4- Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.
Por que devemos ficar em casa?
Como nosso organismo ainda não tem anticorpos para combater o novo coronavírus, ele é transmitido facilmente de um indivíduo para outro. Se as pessoas continuarem levando uma vida normal (indo trabalhar, frequentando lugares aglomerados etc.), o número de pacientes com covid-19 tende a se elevar rapidamente e sobrecarregar o sistema de saúde. Aí, os hospitais não conseguem atender adequadamente casos graves e o número de mortes aumenta. Segundo pesquisa epidemiológica do Instituto Butantan, no estado de São Paulo, uma pessoa infectada antes do isolamento tinha potencial para transmitir o vírus para seis pessoas, em média. Com a quarentena, essa taxa diminui para duas pessoas.
Quais produtos de limpeza matam o coronavírus?
Água e sabão, álcool 70% e água sanitária são os produtos mais indicados para higienizar ambientes e objetos e "matar" o novo coronavírus. Além desses, de acordo com João Prats, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, qualquer outro produto de limpeza com cloro, álcool e ação desengordurante ou desinfetante é efetivo para acabar com o micro-organismo
O que fazer com uma pessoa infectada dentro de casa?
Obviamente, conviver com alguém infectado aumenta o risco de você contrair o coronavírus. Por isso, é muito importante que esse paciente permaneça isolado em um quarto bem ventilado, mas que a porta fique sempre fechada. Se possível, a pessoa doente deve ter um banheiro só para ela. Além disso, não pode compartilhar nenhum objeto (toalha, louças, travesseiro, roupas). Tudo que a pessoa infectada utilizar —inclusive o banheiro, se ele não for exclusivo — deve ser imediatamente higienizado com água e sabão, álcool 70% ou água sanitária. Use máscara e luvas para fazer isso.
O coronavírus tem cura?
Mesmo sem haver tratamentos específicos para o vírus, a grande maioria das pessoas contaminadas evolui para a cura. Mas, apesar dessa informação, não se pode diminuir a gravidade das complicações que esse vírus pode trazer, já que os sintomas são muito agressivos para o corpo.
O tratamento para as doenças causadas pelo vírus, por enquanto, ainda é o de suporte, ou seja, o foco é o tratamento dos sintomas da infecção, como a febre e a tosse.
Pessoas com diabetes e hipertensão devem ter cuidados redobrados com a higienização, uso de máscara e o isolamento social. Vários estudos mostram que os pacientes com essas doenças tiveram mortalidade cinco vezes maior do que a população em geral.
Comments