A higiene bucal é algo muito importante no nosso dia-a-dia e é por isso mesmo que também é importante começar a cuidar dela desde os primeiros dias de vida.
A higiene bucal dos bebês é sim algo necessário e que precisa ser feito muito cuidadosamente. Mesmo antes do nascimento dos primeiros dentes, que acontece a partir dos seis meses de idade, é necessário limpar a boca e a gengiva do seu filho.
Massageie e limpe a gengiva da criança com uma gaze ou pano molhados em água. O ideal é tornar a limpeza um hábito, assim a possibilidade de rejeição quando for a hora de começar a escovar os dentes diminui. Além disso, a massagem também ajuda a aumentar a circulação sanguínea na gengiva e alivia as dores que os pequenos sentem com a erupção dos primeiros dentes.
A partir do nascimento dos primeiros dentes, é recomendado trocar o pano ou fralda por uma dedeira de silicone, vendida em farmácias. A primeira escova só deve ser utilizada a partir da erupção dos primeiros dentes molares.
É nesse momento também em que pode ser introduzido o uso do creme dental com flúor. No entanto é necessário tomar muito cuidado para não exceder as quantidades recomendadas de flúor, já que isso pode causar manchas nos dentes, num processo conhecido como fluorose dentária, que pode até afetar os dentes permanentes que ainda nascerão.
Todos esses processo são hábitos de higiene bucal necessários para evitar problemas dentais para a criança já nos primeiros anos de vida. Isso porque um dos problemas mais comuns e que afeta muitas crianças até os três anos de idade são as chamadas “cáries de mamadeira”.
A cárie de mamadeira é provocada muitas vezes pela alimentação noturna das crianças com bebidas que contém açúcar, como sucos industrializados, ou pelo consumo excessivo de alimentos doces. O certo é fazer a limpeza após o consumo destas substâncias, mesmo se a criança estiver dormindo.
Essas cáries agem da mesma maneira que as cáries em adultos e atacam os dentes em um período curto de tempo, por isso é bom sempre fazer a higienização correta dos dentes de seu filho e também levá-lo ao dentista a partir dos primeiros meses de vida para que o especialista possa assim acompanhar seu desenvolvimento dentário e bucal.
É ideal que crianças tenham a supervisão de um odontopediatra nos primeiros anos de vida. Com o Programa Dente de Leite OdontoPrev, seus filhos contam com acompanhamento especializado do nascimento até os 7 anos de idade, além de cobertura no caso de traumas e emergências.
Comments